sexta-feira, 16 de março de 2012
Corrupção aumentou na Alemanha apesar da conjuntura favorável
A corrupção na Alemanha tem estado a aumentar, apesar da conjuntura favorável, e deverá causar este ano prejuízos da ordem dos 250 mil milhões de euros à economia, revela um estudo publicado pelo matutino "Die Welt".
"Se fosse possível fazer recuar a corrupção ao nível de 2004, por exemplo, os prejuízos para a economia alemã diminuiriam 30 mil milhões de euros", constatou o professor de economia Friedrich Schneider, da Universidade de Linz, na Áustria.
Os economistas atribuem o grau de corrupção de um país à sua situação económico-financeira.
No caso da Alemanha, a corrupção, deveria, portanto, ter diminuído, graças à retoma da economia e à queda do desemprego, por exemplo, mas, isso não aconteceu, o que, segundo Friedrich Schneider, se deve a "uma degradação dos costumes".
Para reduzir a corrupção, há duas alternativas, ou um controlo mais rigoroso, associado a punições mais duras, ou melhores remunerações para os funcionários públicos, diz o mesmo especialista.
Os cálculos efectuados na Universidade de Linz baseia-se no Índice de Corrupção CPI, que é publicado anualmente pela organização não governamental Transparency International, e tem em conta o volume de bens e serviços produzidos na Alemanha.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário